World Press Photo 2008

Esta é a fotografia vencedora da edição de 2008 do World Press Photo. A fotografia foi tirada no Afeganistão e mostra-nos um soldado norte-americano.



Na passada sexta-feira, fui com a prima Carol ver a exposição do World Press Photo. Sendo ambas apreciadoras de fotografia, é quase uma tradição anual ver esta exposição. Este ano, em Lisboa, a exposição esteve instalada no Museu da Electricidade, um sítio muito bonito localizado à beira Tejo.
A exposição em si desiludiu um pouco. Parece que faltava força às imagens. Aliás, mesmo a fotografia vencedora me parece fraca. Pessoalmente, não gostei muito.
Houve um ou outro apontamento interessante, como, por exemplo, as fotografias vencedoras da categoria de desporto. Houve um 2º lugar para um fotógrafo português, coisa algo rara nestas andanças. Aqui fica a fotografia em questão.


É qualquer coisa, não acham?
O primeiro prémio foi, acho eu, para um fotografia tirada durante um jogo da NBA, em que um jogador tem, literalmente, os dedos dentro das órbitas de um outro jogador da equipa oposta. Impressionante.
Houve ainda um conjunto de retratos de mulheres afegãs, julgo eu, feitos através de uma antiga caixa de fotografia, que resultou em algo muito interessante e bonito.
No geral, como já disse, a exposição ficou aquém das expectativas, mas é sempre um marco no género, para quem gosta de fotografia.

Sem comentários: