José Eduardo Agualusa - Nação Crioula


Consegui quebrar, momentaneamente, a minha apatia de leitora. O "culpado" foi este Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa, um romance em que a personagem de Fradique Mendes, criada por Eça de Queiroz, é retomada.
Agualusa resolve pegar na personagem e "mandá-la" para África, onde irá conhecer Ana Olímpia, mulher que nasceu escrava e que consegue uma grande fortuna graças ao negócio... da escravatura.
A história salta entre Angola, Brasil, Portugal e França, seguindo os passos de Fradique. Através das cartas que vai escrevendo a sua madrinha, a Eça e à sua amada, Ana Olímpia, vai-nos descrevendo a situação vivida quando surge a luta anti-esclavagista e nos percalços sofridos pelos revolucionários.
O livro está bem escrito e é muito escorreita (o que normalmente acontece quando a narrativa toma a forma de correspondência), o que torna a leitura agradável e rápida - talvez por isso ter lido o livro em 2 dias, durante uma breve pausa na minha preguiça...
Já agora, e se quiserem ajudar-me, aceito sugestões de leitura. Tenho alguns livros na prateleira, mas de momento não me sinto motivada a ler nenhum...

Sem comentários: