Bernardo Sassetti em concerto ou a aula sobre a história dos blues



Aconteceu, durante a última semana, um ciclo musical na Culturgest, organizado por Ruben de Carvalho, que, este ano, foi dedicado aos blues. Da oferta proposta, decidi ir ver o concerto de Bernardo Sassetti. Mas não foi de um concerto que se tratou. Foi antes uma aula sobre a origem dos blues, as suas temáticas, as suas raízes musicais. Sassetti falou com o público, mostrou exemplos, tocou trechos musicais relacionados com a temática em questão. Isto intercalado com passagens do documentário que Martin Scorsese dedicou a este género musical tão presente nas nossas vidas.
Foi um exercício muito interessante. Claro que eu, para não variar, não tinha lido a descrição do evento e, como tal, fui convencida de que iria apenas assistir a um concerto... Mas não. Ouvi boa música ao mesmo tempo que aprendi. Sendo que aprender é um dos verbos mais bonitos, não?...
Assim sendo, gostei muito desse serão. Pena é que não haja mais iniciativas deste género. Uma pessoa está sempre desejosa de aprender.

E, graças a este "concerto", relembrei-me de um gosto que já vai sendo antigo, que é o pelos blues africanos do Mali. Sendo que Ali Farka Touré é o meu intérprete mais favorito de todos. Esse grande músico...

1 comentário:

Rita C disse...

Que produtiva está a minha amiga Rita na escrita do seu blog. E mesmo em cima do acontecimento!
Continua assim!