A room of one's own - Virginia Woolf



Mais de um ano volvido desde que a Raquel me ofereceu este livro (e depois de o ter lido quase até ao fim e de a minha sobrinha me ter retirado a marca de onde ia), acabei de ler (de novo do início) este ensaio de Virginia Woolf sobre a literatura no feminino, intitulado "A room of one's own".
Virginia Woolf faz uma reflexão sobre o papel das mulheres na literatura, ao longo dos séculos, e a razão pela qual há tão poucas obras no feminino (à data desta obra, em 1928). A conclusão, embora simples, é muito sábia:

"A woman must have money and a room of her own if she is to write."

Sim, uma mulher precisa do seu espaço e do seu dinheiro para poder ter paz de espírito suficiente, de forma a dar asas ao seu poder imaginativo, mesmo se exemplos existem, ao longo dos tempos, de mulheres que não tinham nem uma nem outra condições. Virginia Woolf faz um exercício bastante interessante, mas não desapaixonado, sobre esta questão fundamental da nossa cultura. E conclui que a mulher tem tendência para se transportar para aquilo que escreve e que, enquanto não se distanciar, não conseguirá ser mestre da escrita. O que, para mim, resulta num importante conselho...
É um livro bom e muito interessante, testemunho de uma época e da luta feminina pelo seu lugar na literatura. Para mim, fica a importante mensagem: uma mulher precisa realmente do seu espaço, e também de tempo e paz de espírito para poder escrever. Ao menos, já sei o que me falta...

Sem comentários: