O frio da Primavera (ou como um festival de música invadiu o berço da nação)

Aberta que estava a temporada de concertos, foi tempo de rumar a Norte (sempre um bom sentido de orientação) e visitar a cidade que este ano recebe a Capital Europeia da Cultura (e à qual ainda não tinha prestado uma visita neste tão ilustre ano). Este evento Optimus Primavera deixou os grande círculos urbanos e veio até Guimarães, o que atraiu muitos melómanos num fim-de-semana de muito frio. Eu incluída. Ir de Lisboa a Guimarães é um caminho longo (não chega às 9h de viagem da outra música, mas não anda lá muito longe), pelo que os primeiros concertos de sexta-feira ficaram para segundas núpcias. O que não poderia mesmo perder era o regresso a Portugal de Sharon Van Etten, cantautora americana que me deslumbrou nos últimos meses. Regresso ao Centro Cultural Vila Flor (CCVF) (já lá vão uns anos desde que aí vi Susheela Raman), numa atmosfera intimista a (re)lembrar-me porque é que gosto tanto de ir a concertos... Tocou praticamente todas as músicas do seu mais recente álbum, Tramp, com excepção de Give Out, a minha favorita... Tristezas à parte, rumou-se até ao Centro de Artes e Espectáculos São Mamede (antigo cinema, segundo fiquei a saber) para continuar a onda dos concertos. Chegámos a meio do concerto de Destroyer (não conheço, ou se conheço não me lembro), que depois deu lugar a Ariel Pink, que deu um concerto algo alucinado mas muito bom. E assim acabou a rodada de sexta-feira. Sábado trouxe uma maior disponibilidade para assistir aos concertos, que chocou na capacidade limitada do pequeno auditório do CCVF... E o que culminou com na prática apenas ter assistido ao concerto dos Tinariwen. Mas que valeu por todo um dia de concertos!!! Assistir a um concerto deste grupo de tuaregues do Mali era um objectivo gorado há já uns bons anos, e finalmente consegui. Embora sem a presença do seu membro mais carismático, Ibrahim Ag Alhabib, o grupo deu um espectáculo caloroso, alegre e lânguido. Gostei muito, só não gostei mais porque mais uma vez saí do concerto sem ouvir uma das minhas músicas favoritas, Aldechen Manin... Não se pode ter tudo, não é?

O balanço foi muito positivo. Adorei ir a Guimarães, que é uma cidade que me encanta e onde já não ia há muito tempo. E onde fui muito bem recebida. Até gostei do frio! Que saudades me fazem as terras frias lá de cima...

2 comentários:

Rita C disse...

Já há muito que aqui não escrevo e, por isso, aproveito para te desejar uma excelente defesa de tese e felicidades para esta nova fase profissional. Vai correr tudo bem! Até amanhã! :)

irRita disse...

Muito obrigada, Rita! (desculpa pela resposta tardia...)

Entra bem em 2013.
Um grande beijinho