L'étranger - Albert Camus

Com a minha mudança para um país estrangeiro (ainda Berlim e a Alemanha), achei que seria interessante reler uma das obras emblemáticas de um dos meus escritores favoritos. Refiro-me a "L'étranger" de Albert Camus - achei que fazia algum sentido. Não que o estrangeiro deste livro se refira a nacionalidades...
Como já provavelmente leram por aqui, gosto muito da escrita de Camus. Há algo na luz da sua escrita que me fascina. Por isso, foi muito bom voltar a ela. Como também foi muito bom voltar às leituras em francês (faz-me uma certa falta, essa língua). A leitura foi a duas velocidades: primeiro lenta, depois num ápice. É uma história estranha, esta do estrangeiro. Um homem que é estranho ao mundo, à sociedade e suas convenções, um homem que não pertence. 
Não posso dizer que me identifique com a história. Claro que não. Mas por vezes sinto esse desfasamento. Esse sentimento de não fazer parte, de ser estranha ao mundo que me rodeia... Nesse aspecto, sinto que esta história faz algum sentido. E é sempre um prazer (re)ler Camus. À bientôt.

Sem comentários: