Voices for Cuba ou uma noite de música politizada

O evento estava descrito como "Voices for Cuba: an evening of music and spoken word". Com a minha habitual distracção, não li mais do que isto e foi suficiente para ficar interessada em passar esse serão no Barbican. O que não poderia antever é que esta seria, acima de tudo, uma noite politizada. O evento musical tinha como objectivo alertar para e apoiar a causa de cinco cubanos presos nos Estados Unidos por alegadamente serem espiões ao serviço do governo cubano, infiltrados em organizações anti-cubanas americanas (simplisticamente, parece-me que o caso é mais ou menos este). Os cinco cubanos foram sumariamente julgados e condenados em Miami a penas de duração variável, situação que foi alvo de muitas críticas internacionalmente. Dois foram, entretanto, libertados, por terem servido as suas penas (a condenação data de 2001, se não estou em erro). Os três que continuam presos servem penas bastante superiores, pelo que organizações não-governamentais continuam a lutar pela sua libertação e/ou direito a um julgamento justo.
Claro que eu nada sabia sobre isto. E, mesmo agora, pouco sei. Não gosto de ver situações unilateralmente, tal como não gosto de ter pouca informação em assuntos deste género. Por isso, não vou fazer "juízos de valor", daí esperando que esta breve descrição tenha sido o mais neutra possível.
A música, essa, foi muito agradável. Sinto que, por vezes, me fazem falta esses ritmos mais quentes... o bambolear natural do corpo... estarei com saudades de casa?

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu acho que estás é com saudades minhas... :P!
Beijocas da M