Vinicio Capossela, ou a descoberta da música italiana

Faz hoje uma semana que voltei aos concertos. Já estava com saudades. Mas desta vez, contrariamente ao que é costume, não fui por minha iniciativa, mas sim convidada pela colega de trabalho italiana. À descoberta de um nome grande da música italiana, Vinicio Capossela. Completamente desconhecido para mim, mas muito bem recomendado.
O concerto começou com uma primeira parte por Piers Faccini & Vincent Segal. Um estilo muito próprio, com Segal no violoncelo e Piers na voz e guitarra. Por vezes fez-me lembrar Dead Can Dance, outras vezes pareceu-me ter recuado no tempo uns quantos séculos e estar de volta à Idade Média. Mas muito interessante, sem qualquer dúvida. Depois foi praticamente o delírio da sala repleta de italianos, quando Capossela subiu ao palco. E percebe-se bem porquê. Estamos na presença de um performer - ele não está ali apenas para cantar, ele está ali para interpretar um papel, para nos levar com ele numa viagem sonora. A música é variada, o grau de extroversão também, sempre com um sentido de humor apurado. Dizem-me que o concerto foi curto para aquilo que é costume, mas eu não me importo. Fiquei bem impressionada com o senhor Capossela. Foi um serão bem passado, divertido. Valeu realmente a pena, principalmente pela descoberta.

Sem comentários: